Teve despesas com educação? Veja o que é possível deduzir no IR 2015.

Ao declarar o imposto de renda, o contribuinte deve ficar atento aos gastos que podem ser deduzidos, ou seja, as despesas feitas durante o ano que podem ser abatidas da base de cálculo do IR 2015.

No caso de despesas com educação, é possível deduzir das matrículas e mensalidades escolares, mas não de material escolar nem de livros, por exemplo.

Danilo Lollio, gerente de tributos da Wolters Kluwer Prosoft, diz que o limite de despesas por contribuinte ou dependente com educação para serem deduzidas dos rendimentos tributáveis na declaração de ajuste anual é de R$ 3.375,83 por pessoa.

Os gastos que excederem o limite de R$ 3.375,83 por pessoa e não puderem ser deduzidos devem ser informados na ficha "Pagamentos Efetuados", no campo "Valor reembolsado/Parcela Não Dedutível".

De acordo com o especialista, as despesas permitidas são educação infantil (creches e pré-escolas), ensino fundamental, ensino médio, ensino superior (graduação e pós-graduação) e educação profissional (técnico e tecnológico). “Verifica-se que curso profissionalizante é aquele realizado após a conclusão dos 11 anos curriculares normais”, ressalta.

Lollio informa que não podem ser deduzidas despesas com material escolar e livros, aulas particulares, cursos de idiomas, cursos preparatórios para o vestibular, aulas de esporte, natação, dança, música e similares. “Mas é possível deduzir despesas com cursos de MBA, pós-graduação, mestrado e doutorado”, explica.

O consultor salienta que para efetuar a dedução dessas despesas a pessoa física deve fazer sempre a declaração no modelo completo e guardar os comprovantes da despesa pelo prazo de 5 anos.


Fonte: Portal G1 notícias

Comentários