ALCAÇUZ: Presos reabrem e expandem túnel dentro do maior presídio do RN.

Anderson Barbosa
Do G1 RN


Detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte, reabriram e ainda aumentaram a extensão do túnel que foi achado na semana passada sob o piso do Pavilhão 1. A descoberta da nova escavação foi feita durante uma revista realizada na manhã desta terça-feira (16).
Antes, havia um buraco com aproximadamente seis metros de profundidade. Agora, a escavação correu horizontalmente, chegando a se aproximar do muro. A informação foi
confirmada pelo agente penitenciário Eider Brito, diretor do presídio. Ainda de acordo com o diretor, o Grupo de Operações Especiais da Secretaria de Justiça e Cidadania realiza uma revista no local.
O túnel sob o piso do Pavilhão 1 foi descoberto na manhã do último dia 11. A areia retirada pelos presos foi escondida no telhado da unidade. 
O túnel tem seis metros de profundidade, mas não extensão. Ou seja, os detentos cavaram para baixo, mas ainda não tinha começado a cavar para os lados.
Em dezembro do ano passado, uma caverna foi encontrada sob o piso do Pavilhão 1 de Alcaçuz. Eider Brito garante que esta galeria não existe mais. "Toda a caverna foi concretada. Este túnel que nós encontramos nesta quinta é uma nova abertura", ressaltou.
Já no dia 27 de abril, também a partir das celas do Pavilhão 1,um túnel gigante foi descoberto. Na ocasião, o diretor chegou a comentar: "Cabem várias pessoas em pé no buraco, tem cerca de 8 metros de profundidade e 15 metros de extensão no sentido do paredão da unidade", disse Eider. No túnel havia iluminação, ventiladores e escadas. "Um negócio profissional", acrescentou.
Alcaçuz fica em Nísia Floresta, na Grande Natal, e possui aproximadamente 1 mil apenados. "Somente no Pavilhão 1, são 260 internos", afirmou o diretor. Atualmente, em razão da superlotação, Alcaçuz está proibido de receber novos apenados.


Comentários