Governador Robinson Faria e Secretária Kalina Leite em guerra constante com a Segurança Pública no RN.

POR: Talles Pinheiro



Sai governo e entra governo, mas a situação da segurança pública continua crítica e longe de uma solução eficiente e eficaz, no Rio Grande do Norte.

A gestão da Dra Kalina Leite à frente da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social não esta obtendo resultados positivos que o Governador Robinson Faria desejava e que a população necessita. A população do Rio Grande do Norte está se tornando vítima cada vez mais da violência instalada em nosso Estado.

O caos ora instalado chegou a níveis alarmantes e
insustentáveis, motivado especialmente pela criminosa omissão do Executivo em garantir segurança à população.

Em sua campanha eleitoral, o então governador eleito Robinson Faria, na maioria de suas entrevistas e debates eleitorais, sempre dizia priorizar a segurança pública, chegou até anunciar o programa “RONDA CIDADÔ, pois veja abaixo um trecho de uma de suas matérias no jornal Tribuna do Norte em 19/07/2014: “A segurança pública é prioridade para a Coligação Liderados pelo Povo por ser imprescindível reduzir os altos indicadores de violência, restabelecer uma sensação de bem-estar na sociedade e melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão. Isso tudo com investimentos no setor e planejamento sustentado em diagnósticos sistêmicos confiáveis, gestão técnica e uma combinação de estratégias de ações preventivas e repressão qualificada. A execução destas ações terá a integração das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Instituo Técnico-Científico de Polícia (Itep) . É necessário ainda aumentar a eficácia das ações de polícia ostensiva para a prevenção do delito. Mas não basta apenas colocar o policial na rua. É preciso gerenciar, avaliar e bonificar a sua atuação, assim como melhorar substantivamente a estrutura logística das polícias. É necessário investir em formação e qualificação dos policiais militares de forma orientada por novos conteúdos, evitando o superado modelo de formar o policial apenas identificado com ações mais repressivas do que preventivas. É preciso assegurar contrapartida financeira para os convênios na área de segurança, implantar mecanismos de monitoramento e avaliação de projetos e aprimorar a quantidade e a qualidade das equipes técnicas.”

Ou seja, atualmente o que se vê é que foi apenas discurso eleitoreiro, pois a situação da segurança, das policias civil e militar, estão um desastre.

A Dra “Dama de Ferro” Kalina Leite parece ter perdido o rumo, não tem mais a tão famosa mão firme nos atos relacionados à segurança. Será uma insatisfação por parte da corporação militar, por ser comandado por uma delegada civil? Boicote da PM? Será porque não teve mesmo um projeto eficiente de gestão? Será porque a secretária perdeu as forças e a credibilidade com o governador em realizar as ações pertinentes de combate eficaz ao crime no RN?

Atualmente as prisões estão diminuindo em relação ao inicio deste ano e paralelamente o índice de violência vem aumentando mês a mês.

A pergunta que se faz: Quanto tempo ainda o governador Robinson estará mantendo a Secretária Kalina á frente da secretaria de segurança, sem os resultados reais que a população necessita? OU MELHORA OU CAI!

A dificuldade em dar respostas positivas contra a bandidagem é composta por outros elementos. Pesa ainda o fato de o Governo do Estado não conseguir efetivamente emplacar o programa Ronda Cidadã. Assunto que mais era visto nas falas do governador. A criminalidade só aumenta, mesmo que a secretaria maquie as estatísticas, pois nas ruas e nos noticiários vemos tão somente o aumento da violência.

Infelizmente a consequência disso tudo é conviver em uma sociedade apreensiva e temerosa, temendo a qualquer momento uma ação criminosa. O Clima de insegurança hoje já tomou conta de todas as regiões do nosso Estado, hoje vivemos dias de terror, com assaltos e homicídios frequentes. Diante disso tudo nos tornamos reféns da criminalidade, chegamos a um ponto que ficamos presos dentro de nossas casas e os bandidos livres, muitas vezes até por falta de espaço nos presídios do nosso Estado, que por sinal estão em situação caótica, sem mínimas condições de funcionamento, exemplo hoje é Alcaçuz.

Ao final, como milhares de cidadãos potiguares, pergunto: Onde vamos parar com toda essa violência instaurada em nosso Estado? O que falta para o governador Robinson Faria agir firme em prol da segurança, àqueles que ele representa, o POVO?


Comentários