CONHECENDO O RN: Município de Cerro Corá.

O Blog do Talles Pinheiro inicia uma série de matérias sobre as belezas dos municípios do Rio Grande do Norte, “CONHECENDO O RN”. Iremos mostrar regiões de tradição do interior do estado, municípios eu possuem vários tesouros históricos e culturais, ainda pouco turístico.

CIDADE DE CERRO CORÁ:

Situada em uma região montanhosa, a uma altitude de 575 metros, a cidade de Cerro Corá tem uma população de cerca de 11.000 habitantes. A cidade nasceu na época do desenvolvimento da região com a criação de bovinos e a cultura do algodão.

Nela reina um ambiente tranquilo de pequena cidade de montanha. A praça principal em frente à igreja possui bastante charme. A cidade é ponto de partida de visita dos sítios naturais da região:

- As serras 'Rajada' e 'Verde';
- A nascente do rio Potengi na "Serra de Santana", altitude de 712 metros. Acesso por estrada de terra - Sitio 'Várzea dos Felix'

As serras da 'Rajada' e 'Verde' são um espaço ideal para descobrir uma soberba região montanhosa e sua história. Os montes oferecem magníficas vistas, uma variedade de lugares para os amantes do ecoturismo, locais arqueológicos, lagos naturais e também visita a casas de pedra e uma comunidade artesanal "Casa de Farinha". Visitar também um convento. 
A cidade possui uma represa, o 'Açude Eloy' de onde se pode admirar um lindo pôr do sol.

Atração histórico-cultural: os túneis da estrada de ferro abandonada, situados a uma distância entre 10 e 25 km da cidade. O acesso é em veículo. Eles foram construídos em 1921 pelos europeus com o objetivo de transportar o algodão produzido no Seridó. projeto abandonado pela dificuldade de cavar os montes da “Serra de Santana”.

Comentários