ESPORTE: A Federação Norte-Riograndense de Handebol emite uma carta aberta ao governador Robinson Faria.

O presidente da FNH (Federação Norte-Riograndense de Handebol), Fúlvio Saulo, solicita sensibilidade e apoio do Governo do Estado ao esporte amador potiguar. As seleções masculina e feminina na categoria Cadete tem a oportunidade de participar da Copa Nordeste Cadete de Seleções.
Uma oportunidade ímpar para os jovens atletas potiguares que sonham e buscam seus espaços dentro do esporte regional, ou até mesmo a nível nacional. Em campanha eleitoral o atual governador Robinson, prometeu que o esporte amador seria também uma bandeira firme em sua gestão. Na prática o que acontece é outra realidade, sem incentivos, sem investimentos, sem políticas públicas direcionadas ao esporte amador, sem apoio algum do poder público.

Leia na íntegra o teor da Carta Aberta:

CARTA ABERTA AO GOVERNADOR ROBINSON FARIA:

Praticar um esporte e fazer parte de uma seleção para representar o seu Estado. Quantos jovens não desejam essa honra de disputar competições nacionais, tornando-se algum dia profissionais e até mesmo jogar pelo Brasil?

Os atletas das seleções do Rio Grande do Norte de Handebol, nas categorias cadete (14 a 16 anos) masculino e feminino sonham com essa oportunidade.

Durante os dias 14 a 18 de julho ocorrerá na cidade de São Luís-MA, a Copa Nordeste Cadete de Seleções. É o maior desafio regional e uma grande chance de apresentar os novos talentos para os clubes.

No entanto, as seleções potiguares correm o risco de não participarem do evento. Embora não precise arcar com os custos da hospedagem e alimentação da delegação, o Governo do RN não forneceu o transporte - no caso, um ônibus - para o traslado das equipes.

Essa falta da contrapartida governamental não apenas frustra os sonhos de quem procura no esporte um meio de aprendizado e ascensão como cidadão e profissional. A negativa do governo demonstra o descaso pelo qual o desporto no Rio Grande do Norte é tratado.

Não é preciso explicar a importância da prática esportiva para a formação do cidadão, com bons exemplos de integração social ou ainda afastando as pessoas das nefastas drogas, por exemplo.

Os atletas - que deveriam se preocupar apenas com estudos e treinos - agora se veem diante de uma possibilidade frustrante de desperdiçar os meses de treinamento e dedicação.

Diante do exposto, a Federação Norte-Riograndense de Handebol (FNH) pede ao governador Robinson Faria que demonstre sensibilidade ao problema e viabilize a viagem dos nossos jovens atletas, que - temos certeza - representarão honradamente nosso amado Rio Grande do Norte.”

Comentários