O mercado negro dos cartões de vale transporte e vale estudante em Natal.

Já é comum a rotina de pessoas que vendem passagem mais barato do que é cobrado pelas empresas de transportes coletivos em Natal.

Dezenas de pessoas espalhadas em pontos de ônibus, que possuem grande movimento de passageiros, comercializam passagens em cartões de terceiros, que podem ser vale transporte ou vale estudante. Os preços variam em torno de R$ 2,30 a R$ 2,50.

As paradas que estas pessoas comercializam esses cartões são encontradas facilmente no Centro da Cidade, nos pontos do shopping Midway Mall, Natal Shopping e Via Direta e no Alecrim. Todos eles trabalham sem nenhum receio de fiscalização (porque não existe), mostrando a cara e abordando os passageiros.

O absurdo maior vem dos motoristas, pois fazem parcerias com os vendedores ilegais de passagens, sabem da comercialização porque veem e deixam os passageiros adentrarem nos veículos e utilizarem os cartões. Alguns recebem até agrados, como água, suco e salgados, pela compreensão.

Onde fica a fiscalização em relação a esse tipo de ilegalidade? Pois até mesmo no interior dos transportes existem adesivos informando que “o uso indevido do vale transporte ou vale estudantil é crime!”, e o que se ver é o crescimento de pessoas utilizando esse tipo de ilegalidade.

Muitos atualmente falam e reclamam da corrupção que envolve nosso País. Mas será que não enxergam que todos os envolvidos nessa comercialização estão utilizando da corrupção e se beneficiando. Desde a pessoa que recebe em seu trabalho o cartão para utilização do vale transporte, que entrega ao ambulante por um valor acima dos 6% que é descontado em seu salário, o ambulante por sua vez vende a passagem mais barata do que é usado nos transportes, e por fim, o passageiro que adquire o cartão apenas por uma passagem se beneficiando ilegalmente por pagar mais barato.

Será que todos esses envolvidos possuem a credibilidade de reclamar e condenar a corrupção?

Fica aqui o alerta à fiscalização ao órgão competente, como também o pedido e alerta a essas pessoas que acham que estão tirando proveito desse tipo de negócio, que na verdade, todos os envolvidos nessa ilegalidade, não deixam de ser corruptos e corruptores.

Comentários