Os impactos da corrupção.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a corrupção é o maior obstáculo ao desenvolvimento econômico e social no mundo. A entidade estima que, a cada ano, pelo menos US$ 1 trilhão são gastos em subornos, enquanto que cerca de US 2,6 trilhões são desviados pela corrupção – uma soma equivalente a mais de 5% do PIB mundial.

Ainda segundo a entidade, os principais efeitos da corrupção em um país são os seguintes:

1. Menos prosperidade: a corrupção freia o crescimento econômico, fere o Estado de Direito e desperdiça talentos e recursos preciosos. Nos países corruptos com recursos naturais abundantes, a população raramente se beneficia dessas riquezas.

2. Menos respeito por direitos: a corrupção coloca em perigo a democracia, a governança e os direitos humanos, enfraquecendo as instituições públicas sobre as quais são fundadas sociedades justas e igualitárias.

3. Menos serviços: a corrupção desvia fundos destinados a serviços essenciais, principalmente cuidados de saúde, educação, acesso a água potável, ao saneamento e à habitação. A corrupção de funcionários públicos constitui um grande obstáculo à capacidade do governo de satisfazer as necessidades fundamentais dos cidadãos.

4. Menos empregos: quando a atribuição de funções não se dá por mérito e sim por nepotismo, oportunidades são negadas. Para pobres, mulheres e minorias, a corrupção se traduz frequentemente por um acesso ainda mais restrito ao emprego.

Comentários