Enquanto o Estado do Rio Grande do Norte sangra, a população pergunta: Onde está a Secretária de Segurança Pública?

Por: Talles Pinheiro


Há algumas semanas que o Estado do Rio Grande do Norte não conta com a presença da Secretária de Segurança Pública Kalina Leite em seu gabinete, na verdade nem dentro do Estado ela se encontra.

Por onde anda? Bem, o Blog do Talles Pinheiro conseguiu colher a informação de que a Secretária se encontra viajando já faz algumas semanas, pelo continente asiático, muito provavelmente na Coréia, segundo a fonte. Com data de chegada para sexta-feira (21). Mas, a pergunta maior é: Uma viagem oficial pelo governo ou de férias?

Para ser uma viagem oficial, provavelmente teria sido divulgado pela imprensa local, o que não foi feito. Pode ser de férias. Toda pessoa tem direito a férias, sem dúvida, mas na proporção que a insegurança do nosso Estado está tomando, aumentando diariamente a violência, organizações criminosas tomando conta do Estado a todo vapor, pela ineficiência de gestão da segurança pública. Não seria viável deixar o RN nessa situação, pelo menos agora.

Por mais que o governo do estado informe números da violência, maquiados, a realidade é bem diferente, diariamente se tem noticia de crimes em todo o RN. No período de janeiro a julho de 2015, foram registradas 14 ocorrências de assaltos nas agências do Banco Bradesco e Banco do Brasil, ocorridos em 14 municípios diferentes.

Ultimamente estamos diante de estupros coletivos no bairro Pitimbú, mortes em motins nos presídios, fugas constantes nos presídios e cadeias públicas, arrastões no bairro Petrópolis, assaltos nas ruas, assaltos em bares, padarias e farmácias, assaltos a ônibus no estilo do Rio de Janeiro (interceptam o ônibus de moto, entram e fazem o arrastão nos passageiros), homicídios de cidadãos comuns, roubos de veículos, atentados contra agentes penitenciários, Juízes sendo obrigados a soltar réus presos por ausência nas audiências já que as viaturas do grupo de escolta policial estão com pneus carecas e teve redução da cota de combustível.

Bandidos do PCC e Sindicato do Crime RN dominam a violência, intimidando as forças de segurança do Estado. Ao todo no RN a quantidade real de homicídios chega a marca de 900 (novecentos), só em Mossoró foi registrado 100 homicídios.

O que falta para combater a toda essa onda de violência instalada no RN? Vontade ou gestão? E a Ronda Cidadã porque não foi expandida?

Uma coisa certa que anda de acordo com o sentimento da população: a sensação de insegurança, impotência, descrédito na estrutura policial é enorme e sentida por todas as classes sociais em nosso Estado.

O que resta à população potiguar é torcer para que essa viagem da Secretária Kalina Leite, surta efeito positivo e que agora exerça com firmeza, competência, eficiência e coragem o combate à insegurança, ao crime organizado instalado no Estado do Rio Grande do Norte.

Comentários