Extremoz grita por socorro e pede PAZ.




Por: Talles Pinheiro

O Rio Grande do Norte vive uma tragédia na área da segurança pública, a falta de recursos, de políticas públicas para o setor e de investimento nas carreiras policiais contribuem para que mensalmente o Estado perca dezenas de vidas desnecessariamente. É uma desgraça constante e crônica na área da segurança. Chegamos ao número de 1.299 homicídios (até 28/10) contabilizados em todo o Estado.

Comprar mais armas, viaturas, rádios e coletes apenas, sem tecnologia de ponta, como sistemas de comando e controle, vídeo e monitoramento, aparelhamento e treinamento dos policiais, é fazer mais do mesmo. Não teremos a menor chance de reduzir o número de mortes, nem dos demais crimes que assolam hoje a sociedade potiguar, se não tivermos mais seriedade na gestão pública. Comprar apenas apetrechos é manter a política do espetáculo, que é a do tiroteio, do chute na porta, da quantidade de prisões, e ao final o resultado é pífio.

Com essa falta de segurança, Extremoz vem ultimamente se transformando em uma cidade violenta, com registros de roubos, assaltos, arrastões em praias e assassinatos. O tráfico de drogas se instalou no município, principalmente nas áreas rurais e de periferias.

Extremoz tem um quadro de policiais escasso, viaturas sem condições de uso, a polícia não tem estrutura eficiente de trabalho digno. Mas, por outro lado, não vemos também um empenho mais preciso por parte da prefeitura municipal, não vemos uma parceria atuante com o governo do estado para que Extremoz tenha um sistema de segurança que funcione, fazendo com que a marginalidade e o crime sejam reduzidos.

Aproveito este espaço para indicar algumas ações (mínimas e práticas) que podem ajudar a diminuir ou até mesmo banir a insegurança em Extremoz. Vejamos:

- Instalar postos policiais nos distritos: A prefeitura de Extremoz realizar uma parceria em criar postos policiais nos distritos e praias da cidade. A prefeitura pode fornecer a estrutura física e manutenção mensal das viaturas e policiais, enquanto que o governo do estado fornece a estrutura física e material (policiais, viaturas, equipamentos e armamento). Dessa forma os distritos contariam com viaturas e policiais mais presentes nas comunidades, fazendo as rondas necessárias.

- Instalação do sistema de câmeras de monitoramentos: as principais ruas nos distritos e centro da cidade ganhariam câmeras de monitoramento e a prefeitura forneceria uma sede para o centro de operações.

Quero inclusive soltar um “GRITO DE SOCORRO” ao senhor Governador Robinson Faria que ajude a cidade de Extremoz, que forneça estrutura adequada aos nossos policiais, que possa transferir policiais militares e civis para aumento do efetivo em nosso município, que aparelhe adequadamente a polícia, pois os extremozenses clamam por solução, os extremozenses necessitam e pede a paz, senhor Governador. Aproveito também para externar ao senhor Prefeito Klauss Rêgo que olhe com mais carinho para Extremoz, que tome medidas urgentes em parceria com o Estado para o aumento da nossa segurança e a diminuição da criminalidade da nossa querida, bela e antiga pacata Extremoz. Informo também Prefeito Klauss que estaremos disponíveis em poder ajudá-lo a projetar, idealizar, criar um formato eficiente e válido para o combate à violência e às drogas. Tudo pensando exclusivamente na segurança, na volta à vida tranquila e pacata dos moradores de Extremoz. A população de Extremoz pede socorro, pede ação, pede atitude, pede solução, EXTREMOZ PEDE PAZ.

Comentários