Presidente do TJRN apresenta projeto da nova sede na Câmara Municipal de Natal.



O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Claudio Amorim Santos, definiu na manhã desta quinta-feira (19) o prazo para a construção da nova sede do TJRN: no máximo em três anos. A previsão foi dada durante uma visita de cortesia à presidência da Câmara Municipal de Natal, onde o gestor da Corte potiguar pediu a atenção dos vereadores para o projeto de construção, uma vez que a doação do terreno no bairro Nazaré já foi votada e aprovada pela Casa Legislativa há pouco mais de quatro anos.

O TJRN é o único do país que não dispõe de uma sede própria construída para este fim”, destacou Claudio Santos, ao ressaltar que a visita feita aos vereadores é, também, uma forma de aproximar os Poderes e de reconhecer
o valor do parlamento municipal. Foi a primeira vez em que um dirigente da Corte de Justiça estadual foi, pessoalmente, conversar sobre o andamento do projeto de edificação da nova sede.

De acordo com o presidente do TJRN, não há mais como adiar a meta de construção e conclusão da obra, já que o atual prédio onde funciona o Tribunal está com a estrutura deficitária, com problemas recorrentes nas estruturas elétricas e hidráulicas. “Não estamos falando de luxo, mas que seja simples e tenha a funcionalidade e que o local permita melhores condições de trabalho”, enfatiza Santos.

A reunião ocorreu no gabinete do presidente da Casa Legislativa, Franklin Capistrano, e contou com a presença dos vereadores Aroldo Alves, Felipe Alves, Joanilson Rêgo e Sandro Pimentel, Raniere Barbosa, Dickson Jr. e Bispo Francisco de Assis, que receberam o presidente da Corte potiguar. Claudio Santos estava acompanhado do secretário geral do TJRN, Fernando Jales, da diretora do Departamento de Engenharia e Arquitetura, Kalina Maia, dentre outros representantes do Judiciário.

A nova sede do TJRN será construída em um terreno de 28 mil m², no bairro Nazaré, zona Oeste de Natal, com o orçamento de R$ 80 milhões, que já está orçado e previsto pelo setor financeiro do TJRN. Para o presidente do TJRN, a construção já pode ser definida como o maior investimento feito em Natal na última década, que também trará vantagens para a localidade onde será erguido, como a geração de empregos no comércio que cerca o terreno, sendo, desta forma, uma obra que será um polo desenvolvedor da região.

Acredito que a comunidade do bairro Nazaré ganha com a construção da sede do Tribunal na região", afirmou o vereador Franklin Capistrano.

Temos etapas que levam tempo, como a sondagem, os relatórios de impacto de vizinhança e procedimentos ambientais, mas acreditamos que, dentro dos trâmites legais, cumpriremos o prazo de concluir a obra até 2018 ou, no máximo, 2019”, antecipa o desembargador Claudio Santos.

Comentários