Mutirão em defesa do Rio Pitimbu abre as atividades da semana do Meio Ambiente em Natal



O rio Pitimbu recebeu um mutirão de preservação na manhã deste sábado e 100 mudas de espécies nativas da região foram plantadas às margens do manancial. A atividade dá início à comemoração do dia mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho.

Nilson Bento e Naiara Dantas são moradores da região e acompanharam a inciativa. Eles sabem da necessidade de um maior cuidado com o rio Pitimbu e classificaram a ação como necessária e fundamental. Para o casal, é preciso não só pensar nas gerações futuras, mas essencialmente na atual que já enfrenta graves problemas ambientais em virtude da ação predatória do homem: "Essa é uma iniciativa espetacular e todos devem se envolver", asseverou Nilson.

Leonardo Almeida, diretor do Departamento de Fiscalização da Semurb, disse que foram plantadas mudas de Pau-Brasil, Ingá, Ipê Amarelo e Paineira. Ele falou ainda que durante uma operação realizada na região a equipe do órgão já chegou a retirar 1 tonelada de lixo em um trecho de apenas 300 metros do rio. Para ele, isso comprova que é preciso uma ação permanente voltada a educação ambiental da população, sob pena da degradação do local aumentar ainda mais: "A realidade do Rio Pitimbu não é satisfatória. Os órgãos ambientais executam as suas tarefas, mas infelizmente as pessoas insistem em poluir, retiram a vegetação das margens e fazem ligações clandestinas de esgoto em suas casas. Isso vai matando o rio aos poucos. Temos que nos unir".

A iniciativa foi coordenada pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) em parceria com a Igreja Católica, IDEMA, IGARN, CIPAM, Guarda Ambiental, Comitê de Preservação do Rio Pitimbu, Semurb de Parnamirim e Horto Municipal.

Comentários